quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Agricultores fecham Emater em protesto por Declaração de Aptidão Variável

Agricultores do Assentamento São Romão e do Acampamento Cirilo realizaram ontem pela manhã um protesto em frente à sede da Emater, no bairro Aeroporto. O motivo da mobilização é a cobrança pela emissão da Declaração de Aptidão (DAP), para a liberação de créditos rurais emergenciais junto ao Banco do Nordeste.

De acordo com a agricultora Antônia Diana, os agricultores estão necessitando do acesso ao crédito, visto a estiagem. "Necessitamos acessar o Pronaf Emergencial, liberado pelo Governo Federal desde junho desse ano. Só lá no Assentamento São Romão são 123 famílias que necessitam desse crédito", explicou.

O documento DAP A, emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é a comprovação de que os agricultores estão assentados, esse documento os assentados do São Romão já possuem. A cobrança é pelo DAP Variável, documento que comprova as condições do assentado, no sentido de posse de animais, poços, entre outros pontos, este emitido pela Emater.

De acordo com Antônia Diana, é com a DAP Variável que os agricultores podem acessar o crédito emergencial junto ao Banco do Nordeste. "Desde junho que estamos buscando junto a Emater, mas já ouvimos desculpas de não ter carro, não ter motoristas, não ter combustível para realizar a visita de avaliação que o programa exige", continuou.

O gestor regional da Emater Mossoró, Abraão Queiroga Formiga, explicou que todos os problemas relacionados à infraestrutura já foram resolvidos, e que a Emater já elaborou um calendário de visitas a todos os assentamentos de Mossoró, sendo o São Romão visitado no próximo dia 20. "Nessas visitas devemos resolver todas as pendências das comunidades, inclusive relacionadas ao cadastro do Garantia Safra, além de qualquer outra pendência que existir", garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário