JOÃO MAIA RESPONDE A ROBINSON E DIZ QUE MANDOU DEPUTADO ROMPER PARA LIDERAR TERCEIRA VIA
João Maia disse que tinha proposto a Robinson que ele rompesse com o Governo Wilma para se lançar candidato a governador do RN, formalizando a terceira via nas eleições de 2010. "Pedi para ele sair do Governo e ser candidato que eu o apoiaria", afirmou João, que alertou que
Robinson tem muitos cargos na estrutura do Governo do Estado.
Segundo João Maia, ao contrário de construir o projeto de disputar o Governo do Estado, Robinson preferiu fechar a chapa para ser o vice da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). O deputado do PR disse que recebeu essa confirmação diretamente do líder dos Democratas no RN, o senador José Agripino Maia.
O argumento de João Maia é que, sem a terceira via, não faria sentido romper com o Governo. "Eu ficar contra o governo federal que tem me ajudado a recuperar estradas no RN, para apoiar Rosalba, em nome de quê?", questionou João Maia.
O líder do PR alfinetou Robinson, ao alertar que para se viabilizar candidto a governador Robinson teria que ter tomado posição e devolvido os muitos cargos que controla na estrutura do Governo do Estado. "Ele (Robinson) tem cargos no Governo. Eu não tenho", disparou João Maia.
NOTA DO BLOG: A reação de João Maia é forte e direta. O deputado toca em um ponto central na situação de Robinson Faria. O presidente da Assembléia tem tentado construir um discurso que o coloque em posição de vítima, para justificar seu rompimento com o Governo e aliança com a oposição. Vai ser difícil conseguir isso.
Robinson passou sete anos no Governo, controlando estruturas poderosas. Alías, ainda mantém esses postos. Faltando poucos meses para a eleição, rompe alegando que não conseguiu ser candidato a governador. Mas aí vem o detalhe: na oposição ele também não vai conseguir isso. Para ser candidato, Robinson teria que, em primeiro lugar, ter tido coragem política. Ter ousado para comandar a terceira via.
Faltou disposição para se afastar do Governo e de suas vantagens. Aliás, essa disposição não veio até agora. Mesmo oficializado na oposição, Robinson não teve coragem para romper com o Governo. Desse jeito vai ficar difícil para o deputado, subir no palanque e criticar o governo do qual ainda faz parte